domingo, 28 de agosto de 2011

DIVISÃO DO PARÁ



Localizado na Região Norte, o Estado do Pará, com extensão territorial de 1.247.950,003 quilômetros quadrados, é a segunda maior unidade federativa do Brasil, correspondendo a 14,6% do território nacional, atrás somente do Amazonas (1.559.161,682 km²). Conforme contagem populacional realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população é de 7.581.051 habitantes, distribuídos em 143 municípios.
Para o cientista político Marco Antonio Teixeira, da PUC, a aprovação dos plebiscitos, até pelo modo como foi obtida, numa votação simbólica, numa tarde de quinta-feira, com pouca gente em plenário, aponta para “uma acomodação entre lideranças políticas, para futura troca de favores”. O melhor atendimento aos que lá vivem e precisam de ajuda, prossegue o professor, “depende de melhor qualidade de gestão dos recursos públicos, de uma seleção rigorosa de objetivos em que gastar o pouco dinheiro que há”, Ele rejeita a tese de que o Pará é muito grande e regiões distantes ficam abandonadas. “Se Estado pequeno funcionasse melhor, Alagoas ou Sergipe estariam por certo em ótima situaçã

2 comentários:

Anônimo disse...

OK! o professor rejeita a tese de que o Pará é grande demais e algumas regioes ficam abandonadas. na prática é isso mesmo o que acontece, infelizmente. Cita como exemplos dois estados brasileiros pequenos(Sergipe e Alagoas) mas que nem sempre funcionam. Verdade, os dois estados devem ter seus problemas sim, mas nao se comparam ao nossos,com indices alarmentes de pobreza e homicidios.

Anônimo disse...

Portanto, sou a favor que dividem essa porra logo.